Projeto de Avaliação Sistêmica e Multicêntrica do PDDE

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
Diante de um programa de tamanha capilaridade e que busca contribuir para a melhoria do espaço e desempenho escolar, o processo de avaliação e retroalimentação da política deve ser contínuo. Assim, o FNDE empreende esforços para monitorar o PDDE sob vários aspectos: execução orçamentária e financeira, número de escolas atendidas, prestação de contas. Além disso, realiza pesquisas junto aos diretores escolares, faz entrevistas in loco em um número amostral de escolas no intuito de se obter dados históricos sobre o PDDE, produz panoramas sobre seus resultados, dentre outros.
De modo que, o Projeto de Avaliação Sistêmica e Multicêntrica do PDDE, coordenado por pesquisadores do CEPASP, corrobora com a avaliação de resultados e gestão do PDDE, fornecendo uma análise abrangente e detalhada sobre os impactos e eficácia do programa em diferentes contextos. Essa avaliação sistemática contribui para o aprimoramento contínuo do PDDE, identificando áreas de sucesso e possíveis pontos de melhoria, garantindo assim uma aplicação mais eficiente e eficaz dos recursos destinados à educação básica.

Coordenadores do Projeto:

Prof. Dr. Vicente da Rocha Soares Ferreira (FACE/UFG)
Prof. Dr. Paulo Martino Jannuzzi (ENCE/IBGE)

Publicações do Projeto:

LIVROS

AVALIAÇÃO SISTÊMICA E MULTICÊNTRICA DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PROPOSTA CONCEITURAL E ESTUDOS DE AVALIABILIDADE - Volume 1

Paulo Jannuzzi, Vicente Ferreira, Elisabete Ferrarezi

Data de publicação: fevereiro de 2024

Acesse aqui.

RELATÓRIOS

CONTEXTO INSTITUCIONAL, POLÍTICO E IDEACIONAL DO PORGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - PDDE - Relatório

Autores: Elisabete Ferrarezi; Gabriela Araújo Romão; Paulo Jannuzzi