Mesa organizadora do evento

Realização do I Seminário de Gestão Municipal – Capacidades e Desafios da Gestão

O evento que ocorreu no auditório Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE), UFG, na terça-feira (11 de setembro) promoveu palestras e debates com especialistas para discutir as tendências e demandas atuais na área de gestão pública municipal.

Dentre os palestrantes estavam:

Charles David Crumpton - Professor da Universidade de Maryland, Baltimore, e colaborador do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (CEPASP) da FACE/UFG.

Natália Guimarães Duarte Sátyro - Professora Associada do Departamento e do Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rodrigo Souza Zanzoni - Auditor de Controle Externo e  Chefe de Gabinete do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM_GO). 

 

Após a apresentação inicial a respeito do I Seminário de Gestão Municipal – Capacidades e Desafios da Gestão realizada pelo Professor Dr. Vicente Rocha, o evento teve como primeiro palestrante Rodrigo Zanzoni, que expôs uma apresentação visando estimular, promover e multiplicar o intercâmbio de experiências e soluções exitosas no enfrentamento de problemas administrativos vividos pelos municípios goianos. O debate teve por objetivo proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre as questões que estão presentes no cotidiano dos municípios e dos gestores municipais do estado de Goiás; 

Logo após, a Professora Dr. Natália Sátyro a trouxe um debate baseado em seu estudo: O papel da burocracia e das instâncias de articulação federativa nas políticas sociais: o caso do Sistema Único de Assistência Social. A pesquisa teve por objetivo analisar a construção da capacidade burocrática tanto no nível federal quanto no municipal e o seu papel na estruturação e implementação da política nacional de assistência social.

Em seguida, o Professor Dr. Charles Crumpton discursou a respeito de sua pesquisa em andamento, o Projeto Municípios, onde tem-se por objetivo: 

  • Realizar uma pesquisa sobre as melhores práticas em gestão pública municipal baseada em evidências, no Brasil e nos Estados Unidos;
  • Mapear as principais atividades e ações desenvolvidas pelos governos locais;
  • Realizar uma pesquisa junto a gestores municipais para o levantamento de seus principais desafios e suas necessidades de gestão;
  • Realizar uma pesquisa, em uma amostra de municípios, para levantar a opinião dos cidadãos sobre suas reais prioridades de políticas públicas.

 

Após as respectivas apresentações dos palestrantes, abriu-se um momento de diálogo com o público. Foi um momento em que a plateia levantou questões decorrentes dos assuntos propostos. 

 

 1

 

DSC_0790

 

DSC_0803

 

DSC_0804

 

DSC_0829

 

DSC_0846

 

DSC_0848

 

DSC_0851

 

DSC_0856